O que é um Molinete e Como Funciona!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é um Molinete e Como Funciona!

Mensagem por anthony em Ter Jan 25, 2011 11:39 am

Molinete ou carreto é uma máquina usada na pesca à linha, formada basicamente por uma roda (carretel)onde se pode enrolar a linha de pesca; esta está por sua vez ligada a um mecanismo de desmultiplicação de força que, quando se aciona a manivela, transmite esse movimento à roda recolhendo a linha.
No interior de um molinete, existem uma série de engrenagens e rolamentos, que facilitam o trabalho, e aliviam o atrito das peças, e facilitam o trabalho do conjunto ao recolher a linha.
É muito popular com os pescadores esportivos, em função de seu manuseio simples e de seu baixo preço nos modelos mais básicos. Ideal para o arremesso de iscas mais leves, o molinete não provoca cabeleiras e pode significar a salvação de uma pescaria realizada num dia de vento excessivo. Suas desvantagens estão relacionadas ao menor poder de tração e precisão de arremesso e à maior torção da linha, e o atrito dela com os passadores.

Tipos de Molinete
Existem vários tipos de molinetes, de diversos modelos e tamanhos. Ao escolher um molinete, o pescador deve levar em conta diversos fatores, como o calibre da linha, a força da correnteza onde se vai pescar, o tamanho da vara de pesca, tipo de chumbada, tipo de peixe que se pretende pescar, entre outros fatores.
Além da linha de pesca convencional, existem tipos tecnologicos de linhas, como uma linha especial que parece de costura, resiste até 35 quilos de força (não de peso), sendo muito util no caso de "enroscos", que esticariam a linha de nylon, fazendo com que a mesma perca resistência, o que não acontece com esse tipo de linha.
Não é só o tipo e modelo de molinete que determinam a precisão ou distância de um arremesso, mas também é imprescindivel que se mantenha a manutenção dos passadores (argolas na vara de pescar), visto que se os mesmos estiverem danificados, haverá um maior atrito na linha, necessitando de uma maior força no arremesso, alem de um desgaste desnecessário na linha, que pode se quebrar, causando uma grande "frustração" na melhor parte da pesca.

_________________
Adiministrção Forum Pesca e Cia
Anthony13
Adiministrador

anthony
ADIMINISTRADOR
ADIMINISTRADOR

Mensagens: 30
Pontos: 78
Data de inscrição: 14/12/2010
Idade: 16
Localização: Macaé-RJ

Ver perfil do usuário http://pescaecia.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum