Qual Anzol Certo Para Sua Pesca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Qual Anzol Certo Para Sua Pesca

Mensagem por anthony em Qua Jan 26, 2011 6:32 am

Para cada tipo de pesca existe um anzol adequado.

Tamanho
Para saber o tamanho adequado dos anzóis que se pretende usar, é importante ter em mente as espécies que se deseja capturar

Também é bom conhecer um pouco sobre estes peixes, como por exemplo: saber a posição da boca, o tamanho e hábitos alimentares. Com um anzol muito grande, dificilmente os peixes conseguirão acomodá-lo na boca e, dependendo da espécie, será impossível capturá-la. Por outro lado, anzóis pequenos causam muitos estragos no peixe, pois eles o podem engolir e machucar órgãos internos como brânquias e estômago.
O número que define o tamanho de um anzol é usado individualmente por cada fabricante. A escala mais comumente usada em pesca esportiva é a da Mustad. O tamanho do anzol é inversamente proporcional a numeração do mesmo, até o número 1. A partir deste tamanho, a razão é proporcional e a numeração é acrescida do /0.

Espessura
A espessura está diretamente relacionada à resistência do anzol. Os anzóis finos são ótimos para pesca de peixes com a boca frágil, como Carpas, ou com os lábios grossos. Os anzóis finos penetram mais e proporcionam uma melhor fisgada, além de machucarem menos os peixes.

Fisga
Mantendo a fisga sempre afiada, você terá maior eficiência no ato de fisgar o exemplar, além de que você pode usar linhas mais finas, tornando sua pescaria mais esportiva e emocionante.

Cor
Embora este item não seja tão relevante, deve ser levado em conta como um fator que pode interferir na quantidade dos ataques. Às vezes, ouve-se falar que a pessoa jogou só a linha e o anzol sem isca na água e capturou um peixe. Isto pode acontecer devido à cor, podendo o anzol ter sido um atrativo para o peixe. Lembre-se: nem sempre a cor está ligada à qualidade do anzol.

Conservação
Outro detalhe que temos que prestar a atenção que é o mais desprezado é a conservação dos anzóis. É comum vermos pescadores usando anzóis enferrujados, com uma péssima conservação. Pescar com anzóis assim é muito arriscado, como por exemplo, no momento da fisgada, se for um exemplar de um bom porte, o anzol pode se romper. Anzóis assim são também um grande perigo para o próprio pescador, podendo ele se fisgar com o mesmo, tendo grandes chances de adquirir uma infecção, como o tétano.

Gamakatsu - Maruseigo - etc):
Estes anzóis são excelentes para fisgar, muito usados em competições. O peixes mais comumente fisgados são pampo, robalo, piapara, papa-terra (betara), lambari, matrinchã, piraputanga, etc.

Anzóis para minhocas artificiais

Especialmente desenhados para acomodar minhocas artificiais e outras iscas de silicone. Peixes fisgados: black bass.

Anzóis para pesca pesada

São anzóis forjados e ultra-resistentes, as argolas normalmente são do tipo olho de agulha ou convencionais, porém soldados. Peixes fisgados: marlins, atuns, cavalas, dourados, jaús, piraíbas, etc.

Anzol beak

Resistente e fisga firmemente. Peixes: apapá, aruanã, bagre, barbado,black-bass, cachara, cachorra, carpa, corvina de água doce, dourado, jatuarana, jaú, mandí, pacu, palmito, piau, piava, piavuçú, piracanjuba, piraiba, piranha, piraputanga, pintado, tabarana, tambaquí, tilápia, traíra, trairão e tucunaré.

Anzol bowed

Resistente e com fisgada profunda. Peixes: carpa, dourado, prejereba, miraguaia, pirará.

Anzol carliste

Haste longa, evita que peixes com dentes cortem a linha. Peixes: bagre (água doce e salgada), piranha, traíra, corvina de água doce.

Anzol crystal

Fisgam facilmente peixes de boca pequena. Peixes: acará, apaiarí, curimbatá, lambarí, piau, piava, tilápia, papa-terra (betara), pampo.

Garatéia

União de três anzóis, utilizadas com iscas excessivamente moles, são utilizadas em iscas artifíciais. Peixes: espada, barracuda e carpas.

Anzol kirby

Utilizados com íscas vivas. Peixes: tucunaré, tilápia, traira, lambarí, acará, bagre, matrinchã.

Anzol wipe gape

Mantém as iscas vivas por mais tempo e com maior liberdade de movimento. Peixes: pescada e robalo.

_________________
Adiministrção Forum Pesca e Cia
Anthony13
Adiministrador

anthony
ADIMINISTRADOR
ADIMINISTRADOR

Mensagens: 30
Pontos: 78
Data de inscrição: 14/12/2010
Idade: 16
Localização: Macaé-RJ

Ver perfil do usuário http://pescaecia.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum