Material Para Pesca Com Iscas Artificiais.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Material Para Pesca Com Iscas Artificiais.

Mensagem por anthony em Qua Jan 26, 2011 6:43 am

Materiais para pescar com iscas artificiais


VARAS - Considero como um dos principais ítens na tralha do pescador, as varas inicialmente eram confeccionadas em bambu, passando pelas varas de fibra de vidro, mas em função do peso a industria passou a fabrica-las com fibra de vidro ocas.


Após varias pesquisas chegaram ao grafite, material leve e resistente, até hoje os fabricantes estão apenas mudando o modo de disposição das fibras.


A vara é composta de um cabo e um corpo que é conhecido pôr “Blank”.
Devemos sempre ter em mente quando da aquisição de uma vara qual o tipo de pesca que iremos praticar, corrico ou arremesso, lances longos ou curtos.
Normalmente as varas vem com especificações no corpo junto ao cabo, elas determinam o peso da isca (onça-OZ), resistência da vara (libra-lb) o tamanho da vara (pés), particularmente dou preferencia para as varas de 5,6 a 6,0 pés.

1 Onça = 28 gramas
1 Pé = 33 cm
1 Libra = 450 gramas

As vara podem ser classificadas pelo material, velocidade e força de arremesso.
A velocidade da vara é o tempo que a mesma leva para retornar a posição inicial, desta maneira podemos dizer que há 04 tipos de varas:

-Extra-rápidas: quando vergam 1/4 do blank.
-Rápidas: quando vergam até 1/3 do blank.
-Moderadas- quando vergam até o meio do blank.
-Lentas- quando vergam mais de 1/2 do blank.

Na pesca com iscas artificiais de superfície devemos utilizar varas extra-rápidas ou rápidas, já para pesca com iscas de fundo, meia-água e também na pesca de corrico a vara mais indicada são moderadas ou lentas devido a pressão quando do recolhimento.
A força de arremesso está diretamente ligada com o peso da isca que ela deverá arremessar e a linha que ela comporta, sendo assim as varas se classificam em:


-Heavy (H), pesada, linhas de 14-30lb, iscas 3/4oz-1,5oz(21-42g)
(É o tipo de ação ideal para a pesca pesada.)

-Medium-Heavy (MH), média pesada, linhas de 10-17lb, iscas 1/4oz-3/4oz(7-21g)
(É o tipo de ação que dá mais potência no arremesso, muito eficaz em dias de vento.)

-Médium (M), média, linhas de 08-14lb, iscas 1/4oz-5/8oz(7-17gr)
(Projetada para médios e longos lances.)

-Light (L), leve, linhas até 12lb, iscas 1/8oz-3/8oz(04-12gr)
(Muito eficaz para arremessos curtos.)

Ultra-Light (UL), ultra leve, linhas até 06lb, iscas 1/32oz-3/16oz(01-06gr)
(É de ação ideal para arremessos com pequenas iscas.)


Atualmente no mercado estão disponíveis uma infinidade de varas de pesca com os vários tipos de ação, tamanho e material, sendo as mais conhecidas; Berkley, Abu Garcia, G.Loomis, Shimano, Zebco, Quantum, Fenwick, Lew`s, e Daiwa, outro fator muito importante é o equilíbrio da vara, pois de nada adianta pescar com uma vara leve e utilizar um molinete ou carretilha pesados, o conjunto deve possuir uma harmonia caso contrário sua pescaria não terá um bom rendimento.


CARRETILHAS - MOLINETES:

Equipamentos utilizados para o recolhimento da linha. Armazenam praticamente todas as espessuras, sendo que os molinetes podem ser utilizados para lances com iscas leves, uma pequena desvantagem é torcer a linha com freqüência exigindo uma troca mais assídua, seu manejo é extremamente simples indicado para os iniciantes na pesca.
Geralmente os molinetes são providos de 02 carretéis, seu sistema de embreagem para que não ocorra o rompimento da linha está na borboleta acima do carretel ou no botão ao pé do molinete, para sua regulagem devemos apertar, girando no sentido horário ou anti-horário dependendo do modelo.

Para pesca com iscas artificiais, já encontra-se disponível molinetes providos do sistema auto-cast, ou seja quando você movimentar a manivela para frente ou para trás automaticamente o dispositivo, denominado ‘Gatilho’, irá parar na posição de efetuarmos o lance facilitando e tornando sua utilização mais rápida e confortável.


As carretilhas são equipamentos que proporcionam maior precisão e controle das iscas em nossos arremessos, necessitam um pouco mais de tempo para sua utilização correta, onde o pescador poderá tirar um maior proveito; com o passar dos tempos sua evolução determinou maior facilidade no seu manuseio.

Os modelos mais sofisticados apresentam dispositivos que tem como finalidade evitar as famosas cabeleiras conhecidas também como ‘Flash ou Backlash’.
São eles:
Freio magnético que controla a saída e parada da linha, e freio centrífugo evitando que o carretel continue girando após a queda da isca na água, possuem também uma estrela, que controla a tensão aplicada sobre o carretel evitando o rompimento da linha.
A maneira de ajuste para arremesso de nossas iscas será através do freio mecânico ou magnético, que devem ser ajustados preliminarmente de acordo com o peso das iscas, para uma regulagem correta devemos segurar a vara na posição perpendicular ao nosso corpo deixando o carretel solto, a isca deve descer suavemente.
Carretilhas desenvolvidas para a pesca com iscas artificiais de arremesso são fabricadas de materiais leves com formato anatômico proporcionando maior conforto, sendo que estes modelos são providos do sistema “Auto Cast ou Fast cast’’ para liberação do carretel.
A cada ano os modelos vem sendo aperfeiçoados, a indústria vem lançando no mercado carretilhas mais leves, com um número cada vez maior de rolamentos e recursos visando facilitar o seu uso.

_________________
Adiministrção Forum Pesca e Cia
Anthony13
Adiministrador
avatar
anthony
ADIMINISTRADOR
ADIMINISTRADOR

Mensagens : 30
Pontos : 78
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 19
Localização : Macaé-RJ

Ver perfil do usuário http://pescaecia.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum