Pesca de Praia - Dicas Importantes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pesca de Praia - Dicas Importantes

Mensagem por anthony em Qua Jan 26, 2011 11:40 am

Ponta de anzol aparecendo impede a captura de peixes?
Este assunto é muito interessante pois vira e mexe, aparece um pescador dizendo que outros, mais antigos, juravam que a ponta do anzol não podia aparecer para fora da isca. Isto, para eles, era motivo suficiente para a ausência de capturas de peixes em beira de praia.

Hoje em dia a preocupação é exatamente a oposta. Deixar a ponta dos anzóis aparecendo para fora das iscas significa que ao ir de encontro à elas, o peixe encontrará a ponta de nosso anzol que, assim, penetrará muito mais rapidamente.

Neste aspecto, vale lembrar tudo que já foi dito quanto à colocação e amarração de iscas para pesca de beira de praia e ainda acrescentar outras situações dignas de reflexão:

- A boa colocação da isca no anzol representa 2/3 da captura de um peixe. Isca mal colocada é isca roubada. Neste caso, a pressa também é inimiga da perfeição. Coloque suas iscas trançando-as pelo anzol, como se estivesse costurando. Deixe a ponta do anzol livre fazendo com que a maior parte da isca fique na haste ou cabo do anzol.

- Iscas passadas ou podres, além de exalarem cheiros menos atrativos para a maioria dos peixes de praia, também têm por hábito deslocarem-se dos anzóis (as suas fibras já terão amolecido) e, portanto, soltarem-se até mesmo antes de qualquer beliscada. Quando a isca tiver de ser comprada (sardinha, lula ou camarão), gaste um pouco mais de dinheiro mas procure a mais fresca ou de qualidade melhor. Os camarões VG (Verdadeiro Grande) ou os chamados da Malásia, além de muito caros, não são adequados para Pesca. No Rio de Janeiro, costumamos optar pelo camarão ferro da Baía de Guanabara. Imbatível quando fresco.

- A amarração de iscas por meio de linhas de viscose (encontrada em armarinhos) ou elástica (em casas de pesca), contrariamente ao que a maioria pensa, não é um recurso praticado para evitar que o peixe roube a isca. Este artifício é usado apenas para que, no ato do arremesso, em função do tranco de saída do chumbo, a isca não saia do anzol. Para longos arremessos é imprescindível. Para arremessos curtos, uma isca bem colocada e um arremesso bem efetuado não tiram a isca do lugar. Com o uso de carretilhas na beira de praia, muitos pescadores deixam de amarrar suas iscas pois o sistema de arremesso das carretilhas não produz o mesmo tranco e nem possui o mesmo processo de saída de linha dos molinetes que, ainda hoje, são os mais utilizados em beira de praia. Para os iniciantes, aconselhamos que comecem a se acostumar com a amarração das iscas. Os saudosistas dizem que o advento da linha para amarração das iscas tirou um pouco do charme de sua preparação. Tal método consistia em salgar o camarão e a sardinha para que eles enrijecessem e pudessem ser arremessados a longas distâncias. Hoje em dia, com o sistema de amarração consolidado, acreditamos que tais métodos já podem ser deixados de lado haja vista a vantagem em usarmos cada vez mais iscas naturais frescas (sem sal). Lembre-se, quanto mais fresca a isca, melhor.

- Os modelos de anzóis mais usados em beira de praia são os modelos japoneses de nome Akita (do número 0,5 ao número 09) e Maruseigo (do n. 04 ao 28), produzido por diferentes fábricas, com ou sem argola, e em numeração ascendente, do menor para o maior, acompanhando o tamanho. Atenção: não confundir modelos de anzol (Akita ou Maruseigo) com marcas fabricantes de anzol (Gamakatsu, Marine, Kenzaki, Maruto, etc...).

- Os chicotes para a pesca de beira de praia são em geral compostos de dois ou três anzóis, distantes uns dos outros apenas o suficiente para que não embolem . Os chicotes devem ter de 1,00 metro a 1,50 metro de comprimento, variando conforme o tamanho do caniço utilizado.

_________________
Adiministrção Forum Pesca e Cia
Anthony13
Adiministrador
avatar
anthony
ADIMINISTRADOR
ADIMINISTRADOR

Mensagens : 30
Pontos : 78
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 19
Localização : Macaé-RJ

Ver perfil do usuário http://pescaecia.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum